Aquilino Ribeiro, um dos maiores nomes da literatura portuguesa do século XX, será homenageado no dia da abertura da 89.ª Feira do Livro de Lisboa, a 29 de maio, no espaço “Autores que nos Unem”.
A sessão de celebração tem início pelas 17h30 e vai contar com a intervenção de Aquilino Machado, neto de Aquilino Ribeiro; Paulo Neto, editor da revista ‘Aquilino’ e José António Borges, presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, que selecionou o autor como homenageado deste ano no âmbito da iniciativa “Alvalade Capital da Leitura”.
Na mesma altura, será ainda apresentada a nova edição de “Terras do Demo”, com a qual se assinala o centenário desta obra. O romance transporta-nos ao coração da geografia sentimental de Aquilino Ribeiro, ou não fossem as “Terras do Demo” o lugar onde nasceu, que lhe marcou a juventude e
ao qual regressou. Esta nova edição conta com prefácio de Ana Isabel Queiroz e ilustrações de Abel Manta.
Recorde-se que Aquilino Ribeiro nasceu na Beira Alta, concelho de Sernancelhe, no ano de 1885 e morreu em Lisboa, em 1963. O escritor deixou uma vasta obra onde cultivou todos os géneros literários, partilhando com Fernando Pessoa, segundo Óscar Lopes, o “primado das Letras portuguesas do século XX”. Foi ainda sócio de número da Academia das Ciências e, após o 25 de Abril, reintegrado, a título póstumo, na Biblioteca Nacional, foi condecorado com a Ordem da Liberdade e homenageado aquando do seu
centenário, pelo Ministério da Cultura. Em setembro de 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.