Festas de Lisboa com concerto dedicado a Variações

As Festas de Lisboa estão de volta à capital e os preparativos para este mês repleto de propostas artísticas, ao ar livre e de entrada gratuita, são mais que muitas para quem quer assinalar o “Santo António”, figura mais popular na cidade durante o mês de junho.

Os festejos vão iniciar-se logo no dia 1, pelas 19h30, com um espetáculo “literalmente nas alturas, fazendo adivinhar novos horizontes numa alusão à circum-navegação de Fernão de Magalhães”. Tatiana-Mosio Bongonga, uma das artistas de funambulismo, irá percorrer 300 metros numa corda bamba a 33 metros de altitude na Alameda D. Afonso Henriques, rumo à Fonte Luminosa, numa atuação de emoções fortes, acompanhada de música ao vivo pela Banda da Armada e elementos da companhia circense Basinga. Na mesma altura é assinaldo o Dia Mundial da Criança com um espetáculo de teatro, convida os mais novos a entrarem em dois guarda-fatos que durante o fim de semana estarão colocados no Jardim da Quinta das Conchas.
Como não podia deixar de ser, as marchas populares, os arraiais, os tronos e os casamentos de Santo António regressam às ruas, na noite mais longa do mês, com 16 pares recém-casados, 23 marchas e uma convidada, a Marcha Popular de Ribeira de Frades, a descer a Avenida da Liberdade sob a égide do Santo Popular.
No programa “Fado no Castelo”, participam no dia 14, nomes como Ana Moura e Sopa de Pedra, para além de Raquel Tavares e Gospel Collective no dia seguinte.
A 22 de junho é a vez do festival Com’Paço, que volta a espalhar bandas filarmónicas oriundas de todo o país, em dois jardins da cidade e, pela primeira vez, na Alameda D. Afonso Henriques, que será palco de um concerto de encerramento com a banda de jovens músicos Com’Paço’19 e a convidada Anabela.



Em junho está ainda de regresso o festival ‘Lisboa Mistura’, que este ano se muda para a Quinta das Conchas irá continuar a celebrar a diversidade cultural da cidade, nas Festas da Diversidade e do Japão em Lisboa.
Como em junho por Lisboa não há festas sem sardinhas, este ano são seis as premiadas do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa’19. A partir do dia 1 e durante todo o mês, os visitantes e os lisboetas em particular, vão poder conhecê-las na exposição “100% Sardinha”, que irá estar patente no Espaço Trindade.
As Festas encerram com um concerto dedicado a António Variações, que faria 75 anos, sendo que em cima do palco, no Jardim da Torre de Belém, no dia 29, a partir das 22 horas, as suas músicas serão cantadas por Ana Bacalhau, Conan Osiris, Lena D’Água, Manuela Azevedo, Paulo Bragança e Selma Uamusse, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e arranjos sinfónicos a cargo de Filipe Melo, Filipe Raposo e Pedro Moreira. Foto: José Frade

Partilhe este artigo no Facebook