“O Turismo no Estoril dos Anos 30” lançado em junho

O livro “O Turismo no Estoril dos Anos 30: Modernidade, Glamour e Propaganda”, da autoria de Cristina Carvalho, vai ser apresentado no próximo dia 1 de junho, na Casa Sommer (Arquivo Histórico Municipal), em Cascais.

O desvenda a evolução do concelho “sob o prisma do Turismo, nos anos de 1929 a 1939, período durante o qual se assistiu ao nascimento e difusão do conceito de Costa do Sol, que se fixou indelevelmente no imaginário dos portugueses”.
A obra resulta de uma investigação que recorreu, sobretudo, a fontes inéditas e constitui-se como “um estudo detalhado de um período fundamental para a compreensão da evolução do concelho”, em que o Turismo se afirmou como principal fator de desenvolvimento.
Focado no eixo costeiro Estoril-Monte-Cascais, este estudo “recorda como se transformou um pinhal numa estância-recreio para as elites, graças ao labor de vultos como Fausto Figueiredo, Guilherme Cardim, Armando Vilar, António Rodrigues Cardoso, Manuel Ávila Madruga e Manuel Marques Mata”, entre outros.



Cristina Carvalho é doutorada em História, mestre em Estudos Ingleses, licenciada em Informação Turística (ramo de Guias-Intérpretes Nacionais) e bacharel em Guias-Intérpretes Nacionais. Há quase duas décadas que leciona na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, tendo assumido cargos como a coordenação da ESHTE Internacional e da área científica de Línguas Estrangeiras, bem como a direção do curso de Licenciatura em Informação Turística.

Partilhe este artigo no Facebook