Requiem de Mozart a 17 de maio em Sintra

A Orquestra da Costa Atlântica e o Coro Audivi Vocem sobem ao palco do Auditório Jorge Sampaio, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, no próximo dia 17 de maio, pelas 21h30, para interpretarem o Reguiem de “Mozart”.
Recorde-se que o Requiem em Ré menor K. 626 (missa para o repouso das almas dos mortos) é “uma composição escrita pelo austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791) e uma das obras mais célebres, aclamadas e interpretadas de todos os tempos”.
A obra é famosa, não apenas pela música em si, mas também “pela história da sua composição e, provavelmente, não existe outra obra na história da música clássica que tenha sido alvo de tanta especulação no que respeita à sua criação”. Não obstante ter iniciado a composição do Requiem, Mozart adoeceu e acabou por falecer, deixando a sua obra incompleta.



Com a morte do seu marido, Maria Constanze Mozart pede ao compositor Franz Xaver Süssmayr que complete o Requiem. As circunstâncias desconhecidas da morte de Mozart alimentaram a aura de mistério em torno da composição do Requiem, elementos brilhantemente explorados por Milos Forman no seu filme “Amadeus” do ano de 1984.
A atuação conta com as participações da soprano Ângela Alves, Ana Calheiros (contralto), André Lacerda (tenor) e de José Corvelo (barítono). A direção musical está a cargo de Luis Miguel Clemente.

Partilhe este artigo no Facebook