5ª edição do Aura Festival ilumina noites de Sintra

Entre os dias 1 e 4 de agosto, a quinta edição do Aura Festival volta a iluminar as noites de Sintra, das 21 horas até à meia noite, numa iniciativa que este ano é dedicada ao tema “Arte da Luz e ao Ambiente”.

O evento tem por objetivo “promover a convivência no espaço público, ao longo de um percurso pedonal” onde residentes, comerciantes e visitantes “experimentam a paisagem noturna da Vila de Sintra, através da fruição da arte urbana, lumínica, experienciando diversas abordagens artísticas e de luz”. De acordo com a autarquia, o “cenário noturno da paisagem cultural de Sintra, da Volta do Duche à Quinta da Regaleira, será transfigurado pela arte da luz através de dez obras originais”, com projeções multimédia, instalações audiovisuais interativas, videomapping, esculturas de luz e biomiméticas”, sem esquecer uma zona de convívio no Aura Lounge e a oferta de street food, “que ao longo do percurso, irão permitir novos encontros e provocar o espanto no espaço público e a valorização do património da vila”.



Entre a partilha de experiências internacionais, a concretização de projetos com a comunidade sintrense e o assumir de boas práticas de acesso e intervenção no espaço público, o AURA vai “criando um campo de ação, uma linguagem e uma comunidade de artistas e criadores por todo o mundo”, realça o município.

Dialogando com a arte, a ciência, a tecnologia e o património, AURA é “a mistura perfeita entre a paixão pela pesquisa, o equilíbrio de recursos, a acessibilidade cultural e a fruição da paisagem classificada da vila como elemento central na criação e prática artística”.

Partilhe este artigo no Facebook