Cordoaria recebe “Estrelas da Pop Art” até janeiro

O Torreão Poente da Cordoaria Nacional, em Lisboa, recebe a partir desta sexta-feira, dia 5, a exposição “Estrelas da Pop Art”, que reúne 122 obras de artistas como Andy Warhol, Jasper Johns, Robert Rauschenberg ou Roy Lichtenstein, segundo a organização da “Art For You”, numa parceria com o grupo italiano Arthmisia.

A seleção de obras gráficas, patentes nesta mostra até 5 de janeiro do próximo ano, conta com a curadoria de Dolores Durán Ucar e foram autenticadas pelo colecionador José Luís Rupérez, apresentando ainda peças de outros artistas que marcam a Pop Art, tais como Jean Michel Basquiat, Jeff Koons, Félix González Torres, David Salle, Keith Haring e Julian Schnabel.
A exposição agora patente naquele espaço lisboeta, passou anteriormente por Espanha e pela Coreia do Sul.



Recorde-se que o movimento Pop Art nasceu durante a década de 50, em Londres (Inglaterra), tendo atingido a sua maturidade nos Estados Unidos, no decorrer dos anos 60, sendo que atualmente é encarada como um “marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental”, aproximando-se do ‘kitsch’.
Nas obras Pop britânicas é possível observar “um certo deslumbramento pelo ‘american way of life’ através da mitificação da cultura americana”. Naquela altura, o Reino Unido passava por um período pós-guerra, reerguendo-se e “vislumbrando a prosperidade econômica norte-americana”, pelo que,
todas as obras dos artistas pop britânicos “aceitaram a cultura industrial e assimilaram aspetos dela na sua arte de forma eclética e universal”. Foto: Arthmisia

Partilhe este artigo no Facebook