EMMA, Rui Massena e uma peça teatral em Sintra

Com mais um final de semana à porta, o Auditório Jorge Sampaio, em Sintra, tem agendada para esta noite uma atuação da EMMA e convidados, seguindo-se Rui Massena na noite de sábado, no mesmo local, e a peça “João e o pé de feijão” na manhã de domingo, no Auditório Acácio Barreiros.

“EMMA e convidados” é um concerto inédito, com as participações especiais do cantautor anglo-australiano Davey Ray Moor, dos aclamados Cousteau e do cantautor Dan Riverman. Neste concerto, destaque ainda para a primeira presença ao vivo do instrumentista e compositor Pedro Duarte (KILINDU), com o novo instrumento nacional, o Guitolão Elétrico.
Com a presença de músicos dos Ritual Tejo e do apresentador Herman José, esta atuação exclusiva no Centro Cultural Olga Cadaval, deverá terminar numa inédita “jam session” entre os músicos convidados, mas a principal atração são os mais de cem novos talentos da música moderna do concelho de Sintra, que se apresentam ao público neste concerto.
São mais de cem novos talentos, cantores e instrumentistas, que frequentam os cursos da Escola de Música Moderna EMMA, que apresentam versões de músicas conhecidas do público em geral e os seus próprios temas. Com produção de Pedro Alves Duarte, a engenharia de som estará a cargo de Fernando Abrantes.



Na noite de sábado, dia 27, Rui Massena III TRIO sobe ao palco do Auditório Jorge Sampaio, pelas 21h30, para apresentação de um disco que “mereceu os favores de um público devoto da sua música profundamente poética e meditativa, que não só o tem aplaudido ao vivo como tem aderido aos seus lançamentos levando cada novo projeto a alcançar significativos resultados de vendas”. O pianista e compositor está agora de regresso, com um espetáculo acústico centrado no triunfal “III”, mas que não esquecerá outros pontos altos da sua obra.
Para este concerto, Massena faz-se acompanhar por cordas, com as cristalinas notas do seu piano a serem sublinhadas pelas harmonias desenhadas pela viola de arco e pelo violoncelo, numa “apaixonante conversa a seis mãos em torno de um repertório composto por evocativas e românticas peças”. De acordo com o próprio, “contém uma intenção sonora muito diferente pelo que o concerto irá refletir isso mesmo, essa procura de novos caminhos para a minha música”, explica Rui Massena.



O fim de semana chega ao fim naquele espaço cultural, durante a manhã do dia 28, com a peça “João e o pé de feijão”, às 11 horas, no Auditório Acácio Barreiros, que retrata a “aventura de um rapaz que vivia com a sua mãe e que por não terem o que comer, têm de vender o único sustento da família, a vaca Malhadinha, melhor amiga de João”. Pelo caminho, João encontra um feiticeiro que lhe oferece cinco feijões mágicos em troca da vaca. A partir daqui o jovem passa por “aventuras surpreendentes e acaba por roubar um gigante”. Há sacos de moedas, uma galinha que põe ovos de ouro, uma harpa falante, entre outros elementos envolventes para ver e ouvir neste jogo teatral, que pretende “abrir o conto a novas leituras e interpretações”, de modo lúdico e apelativo, sobretudo para os mais pequenos.
Com adaptação do texto e encenação de Sérgio Moura Afonso, a peça conta com a interpretação de Ana Lúcia Magalhães, Rafael Serra e Ricardo Karitsis, música original de Nuno Cintrão e operação de som Byfurcação Teatro, também responsável por esta produção. Foto: CMS

Partilhe este artigo no Facebook