Maior ilustrador da moda com exposição em Cascais

“Visionary Writing – Desenhos, Filmes, Fotografias” é o nome da exposição de Antonio Lopez, que vai estar patente no Centro Cultural de Cascais a partir de amanhã, às 21h30, até dia 12 de outubro.

A mostra, comissariada por Anne Morin, explora diferentes aspetos da obra de um autor que foi apelidado pelo ‘The New York Times’ como o “maior ilustrador de moda do mundo”, numa organização da Fundação D. Luís I e da Câmara de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.
Atualmente, Anne Morin dirige a ‘diChroma photography’, empresa madrilena especializada na produção e na itinerância de exposições fotográficas internacionais, tendo já comissariado outras exibições de artistas como Julian Schnabel, Jessica Lange, Lua Sarah, Tony Oursler, Édouard Boubat ou Malick Sidibé.
“Visionary Writing – Drawings, Films, Photography”, que estreou este ano em Madrid e chega agora a Cascais, é composta por um conjunto 69 desenhos originais, 62 sequências de Instamatics, seis sequências de fotografias de photo booth, sete colagens, cinco páginas de diários, dois filmes em Super-8 e um filme de realidade virtual.



A exposição desenvolve também secções temáticas distintas, com com destaque para a ilustração de moda, mas também para os instantâneos de Lopez, nos seus diários e filmes, documentando o processo de criação do artista e, ao mesmo tempo, retratando a época em que viveu. Como afirma Anne Morin, a moda servia-lhe também como pretexto “para expressar beleza, sensualidade, sexualidade, a vida e o tempo. O seu tempo.”
Para Morin, no trabalho de Lopez “tudo parece fazer parte de um projeto stendhaliano para reunir os acontecimentos de uma experiência descontínua numa narrativa coerente”, tendo acrescentado que na sua obra “encontramos uma característica típica de Stendhal, a da intertextualidade, como se uma linguagem, pela simples proximidade, transformasse as outras formas de linguagens, que a modificam, em retorno”, conclui.

Partilhe este artigo no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *