Concerto solidário ajuda doentes oncológicos

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) vai organizar a 23 de outubro o concerto solidário “Todos por uma Casa”, no Campo Pequeno, pelas 21h15, que conta com a presença da prestigiada Orquestra Promenade e vários artistas do panorama musical nacional, como Sofia Escobar, Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau, Tim, Gisela João e Carlão.

Os fundos angariados neste concerto solidário revertem a favor da construção da Casa Porto Seguro, um projeto da APCL que permitirá a doentes hemato-oncológicos deslocados e com carências económicas e respetivos familiares, ficarem alojados numa casa, onde poderão receber todo o apoio que necessitam durante o período de tratamentos.
“A Casa Porto Seguro é já um sonho antigo da APCL, para que possamos prestar um maior apoio aos doentes que nos procuram e é, por isso, muito importante conseguir erguer esta casa. Este concerto vai poder ajudar-nos a ficar mais perto do nosso objetivo e em simultâneo criar uma noite com valor artístico e animada para todos os espectadores”, afirma Carlos Horta e Costa, vice-presidente da APCL.
Os bilhetes estão à venda na ticketline e os preços variam entre 38 e os 60 euros. O valor será revertido na totalidade para a construção da Casa Porto Seguro, que irá ser construída na rua Dom Luís de Noronha, num edifício cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, a um quilómetro do Instituto Português de Oncologia e a dois do Hospital de Santa Maria, as duas Unidades de Transplante de Medula óssea de Lisboa. O grande objetivo é conseguir albergar até 16 pessoas, que correspondem a oito famílias de cada vez.



A APCL foi fundada em janeiro de 2002, em resultado da iniciativa de um conjunto de doentes que sobreviveram a patologias do foro Hemato-Oncológico (Leucemias e Linfomas), e de um grupo de médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG), em Lisboa, que os trataram. A principal motivação dos fundadores da associação, radicou na sua compreensão da importância de consciencializar e mobilizar a sociedade civil no apoio a todos os que diariamente lutam contra a devastadora doença que é a Leucemia. A APCL tem como missão “contribuir, a nível nacional, para aumentar a eficácia do tratamento das Leucemias e outras neoplasias hematológicas afins”.
Os principais objetivos aos quais se propõe são a manutenção e o desenvolvimento do Registo de Dadores Voluntários de Medula Óssea em Portugal – CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão); a promoção do progresso do conhecimento científico sobre a natureza, evolução, prevenção e tratamento destas doenças, apoiando a investigação científica com um programa de atribuição de Bolsas e investindo na Formação Avançada para profissionais de saúde e o apoio financeiro a doentes com Leucemia e às suas famílias.

Partilhe este artigo no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *