Comic Con Portugal regressa de 12 a 15 de setembro

O universo da cultura pop está de volta, pela segunda vez, ao Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, entre os próximos dias 12 e 15, para aquela que será a sexta edição da Comic Con Portugal, que este ano apresenta um “espaço renovado”, com várias ativações e um conjunto de convidados nacionais e internacionais de “luxo”, revelou esta manhã a organização, referindo-se ao evento deste ano como “uma das edições mais épicas”.

Para Paulo Rocha Cardoso, diretor-geral da Comic Con Portugal, a iniciativa “tem como missão a promoção da indústria da cultura pop”, que afirma ser a palavra-chave do evento, onde “todos os conteúdos são escolhidos pelos parceiros presentes”, afirmou. Pela primeira vez, todos os distribuidores de cinema, banda desenhada e canais de televisão estarão presentes no recinto. “Aumentámos consideravelmente todo o envolvimento por parte dos nossos parceiros e são eles que fazem parte integrante do recinto, onde podemos criar esta magia para todos os visitantes”, disse. O responsável realçou ainda que “a Comic Con tem no seu propósito melhorar o mundo e a nós próprios”, na medida em que “todos pensámos e crescemos um dia a pensar tornarmo-nos super-heróis e praticar o bem”, concluiu.

Convidados e homenagem a Stan Lee
Stan Lee, falecido a 12 de novembro do ano passado, com 95 anos, e considerado um dos mais notáveis criadores de histórias de banda desenhada (também responsável por alguns dos maiores super-heróis e vilões da Marvel), será a figura homenageada desta edição, a começar pelo pórtico de entrada do recinto, que terá como pano de fundo uma “réplica modesta” da cidade imaginária de Nova Iorque, idealizada pelo concriador.


Foto: Wikipédia

O espaço que vai acolher o evento de entretenimento, estará pela primeira vez dividido em três grandes áreas, cada uma com conteúdos de dez temáticas diferentes: cinema, televisão, banda desenhada, literatura, news media, Anime&Manga, Cosplay e Comi-Con kids, entre convidados, painéis e sessões de ativações de marca. Para além da área comercial, os visitantes podem ainda encontrar uma secção de experiências e uma área de programas e auditórios concentrados num só espaço. Prevista está também uma exposição sobre Stan Lee do Festival Amadora BD e um Music Stage com showcases a animar o palco.
Millie Bobby Brown, Esther Acebo e Itziar Itunô (duas atrizes espanholas de ‘La Casa de Papel’), a autora Kass Morgan ou o ator português Joaquim de Almeida, são algumas das confirmações para este ano, que conta no dia 15 com a presença de Anthony Carrigan (“Barry”, pela HBO Portugal) e do ator Kevin Mcnally, nos dias 13 e 14, que ficou conhecido pelos filmes da Disney “Piratas das Caraíbas”. O primeiro dia conta igualmente com um painel que terá a participação do ator Todd Stachwick, sobre a série televisiva “12 Macacos”.



Francisco Rocha Gonçalves, vice-presidente da Câmara de Oeiras, destacou que o Comic Con já está a afirmar-se “como um evento da maior importância no calendário dos eventos nacionais”, tendo realçado que oferece ao município, bem como à região metropolitana de Lisboa “visibilidade, projeção e prestígio”. O responsável recordou que este “é certamente o maior Comic Con da península ibérica e um dos melhores” a nível europeu.
“É bom termos noção da riqueza que estes eventos criam para o país, na medida em que criam muitos empregos, receita, impostos e é com eles que podemos implementar políticas sociais e distribuitivas”, explicou. Por tratar-se de um importante elemento para a criação de riqueza, o vice-presidente salientou que também “é importante que o saibamos acarinhar e proteger”, destacou. “Estamos a densificar a nossa política de eventos de grande dimensão e gostamos da cultura popular que este evento nos traz, nomeadamente através da captação de um número elevadíssimo de turistas”, acrescentou Francisco Gonçalves. Texto e foto: Luís Geirinhas

Partilhe este artigo no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *