Afonso Reis Cabral premiado por “Pão de Açúcar”

O escritor português Afonso Reis Cabral foi premiado na passada terça feira, durante a 11.ª edição do prémio criado pela Fundação Círculo de Leitores, que distingue jovens escritores de língua portuguesa, pelo seu romance “Pão de Açúcar”.

O nome de Afonso Reis Cabral junta-se agora ao de Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego, Ondjaki, Bruno Vieira Amaral e Julián Fuks, que também viram obras da sua autoria premiados por este galardão. O anúncio foi feito por Guilhermina Gomes, presidente do júri do Prémio Literário José Saramago e pela diretora editorial do Círculo de Leitores, na sede da Fundação José Saramago.



A Fundação Círculo de Leitores e o Grupo BertrandCírculo já felicitaram o escritor por este “merecido
reconhecimento do seu romance”. Lançado pela D. Quixote, em agosto do ano passado, o livro leva os leitores até fevereiro de 2006, altura em que os Bombeiros Sapadores do Porto “resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo”. A vítima, que estava doente e se refugiara naquela cave, fora espancada ao longo de vários dias por um grupo de adolescentes, alguns dos quais tinham apenas doze anos. “Rafa encontrara o local numa das suas habituais investidas às ‘zonas sujas’, e aquela espécie de barraca despertou-lhe imediatamente o interesse”. Dividido entre a atracção e a repulsa, perguntou-se se deveria guardar o segredo só para si ou partilhá-lo com os amigos. Mas que valor tem um tesouro que não pode ser mostrado?
Foi a partir desta história que o “romance vertiginoso sobre um caso verídico que abalou o País, fascinante incursão nas vidas de uma vítima e dos seus agressores”, que nasceu “Pão de Açúcar”, numa combinação de factos e ficção, com personagens reais e imaginárias “meticulosamente desenhadas, que vem confirmar o talento e a maturidade literária” de Afonso Reis Cabral.

Partilhe este artigo no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *