Alunos de Oeiras aprendem a fazer curtas-metragens

O Projeto CineClube Oeiras – Mostra Concurso Escolar de Curtas-metragens, que tem por objetivo a “criação de filmes, que lança um desafio aos alunos do ensino secundário” do concelho, convidando-os a participarem numa mostra sob o tema “Filma a tua cidade”, tem inscrições abertas até final do presente mês de outubro.

A proposta lançada pela autarquia aos mais jovens é que façam um pequeno filme, com a duração máxima de cinco minutos, sobre as ruas, árvores, as escadas ou o bairro da sua cidade. Simultaneamente, segundo a câmara municipal, a iniciativa “contribui para promover o cinema e dá visibilidade a um formato que tem pouca afluência nos ecrãs”.
O objetivo final da iniciativa é que os participantes “aprendam a fazer um filme, sendo que ao longo da sua criação terão formação”, garante um comunicado do município. A apoiá-los estará uma equipa, para orientar a produção, a escrita do guião, a realização e a montagem do filme. As filmagens, por sua vez, podem ser feitas através de uma câmara ou com o telemóvel.



O período de realização dos filmes será, neste ano letivo, entre outubro de 2019 e abril de 2020. No final, terá lugar a mostra de curtas-metragens, numa apresentação pública com convidados e com um júri que fará “uma análise crítica” aos filmes apresentados. O CineClube Oeiras é um projeto de criação de filmes da RUGAS Associação Cultural, com o apoio da Câmara de Oeiras que atribuiu um subsídio num montante superior a 36 mil euros, para apoio ao desenvolvimento das atividades programadas.
A carga horária do projeto é de dois dias por semana, com sessões de duas horas, com as datas e os horários a combinar com o grupo de participantes. Foto: DR

Partilhe este artigo no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *