Esculturas da saga Harry Potter invadem Lisboa

A partir de 16 de novembro, os fãs portugueses e todos os turistas que visitarem a cidade de Lisboa, vão poder conhecer a magia que está por trás de milhares de trajes e adereços dos filmes da saga Harry Potter, numa mostra produzida pela GES Events em parceria com a Warner Bros e que a promotora Everything is New vai levar ao Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, até 8 de abril.

Ao longo dos cerca de dois mil metros quadrados desta exposição, os visitantes vão também desfrutar de “ambientes dramáticos e fantásticos”, inspirados e recriados nos cenários das filmagens de Hogwarts™, tais como: o Great Hall, a cabana de Hagrid ou a sala comum de Gryffindor™. Durante a manhã desta quinta feira, junto ao Centro Cultural de Belém (CCB), foi inaugurada a primeira das cinco esculturas gigantes que estarão espalhadas pela cidade, para antecipar e promover este evento, que irá reunir exemplares icónicos dos filmes da obra escrita por J. K. Rowling. O desafio para todos os fãs partirem à descoberta da mostra, foi lançado por Inês Lopes Gonçalves e João Paulo Sousa que, juntamente com o responsável da promotora Álvaro Covões, marcaram presença no momento da inauguração da escultura.

O responsável da Everything is New destacou que as peças que fazem parte da exposição “são todas elas originais” e que estas vão conduzir os visitantes ao “mundo imaginário de Harry Potter”. A figura do Chapéu Selecionador, interpretada pelo ator britânico Leslie Phillips, que deu voz a este adereço falante, foi a primeira escultura a ser inaugurada em Lisboa, com cerca de três metros de altura. Os 125 fãs que queiram conhecer a mostra no dia 15, data que antecede a abertura de portas deste evento, terão que participar num passatempo onde devem submeter a sua candidatura no Instagram da expoosição em harrypotterexpolisboa, entre 6 de novembro e 10 do mesmo mês e encontrar pelo menos três das estatuetas expostas pela capital. De seguida, devem tirar uma fotografia com as mesmas e fazer uma colagem destas, usando posteriormente a hashtag #harrypotteresculturaslisboa, fundamental para que possam reunir todas as condições para participar no desafio. Naquela data, para além dos vencedores poderem puxar a Mandrágora ou encontrar criaturas mágicas, como as Buckbeak ou a aranha gigante Acromantula, vão conhecer ao vivo os atores James e Oliver, que interpretaram os gêmeos Phelps e que deram vida aos personagens da saga.



Alvaro Covões adiantou à Rádio Costa do Sol que “um projeto de grande dimensão como esta exposição, faz todo o sentido e por isso a nossa expectativa é muito alta”. A mostra, sublinhou, já passou pelas principais cidades e destinos turísticos do mundo, sempre com 300 a 500 mil visitantes. “Às vezes a vida é tão cinzenta, que temos que descontrair e ser mais felizes”, disse. “Quando falamos em cultura e entretenimento também falamos em felicidade e para além deste espaço expositivo, também quisemos invadir a cidade com os principais objetos como o carro voador ou a vassoura”, acrescentou. O responsável referiu ainda que esta será uma oportunidade única, para quem visitar a mostra, de poder tirar selfies e fotografias do universo Harry Potter, que confessou ser a sua personagem “favorita”, por tratar-se de “uma criança amedrontada que acaba por assumir o seu desígnio”.

De assinalar que durante o período desta exposição, que estreou no ano de 2009 em Chicago, nos Estados Unidos, será ainda possível ver objectos como a varinha e os óculos do Harry e trajes do baile Yule, entre muitos outros. Após a estreia, também as cidades de Boston, Toronto, Seattle, Nova York, Sydney, Singapura, Tóquio, Canadá, Suécia, Colónia, Paris, Xangai, Bruxelas, Amesterdão, Madrid, Milan, Berlim e Valência acolheram a mostra que chega em novembro a Lisboa. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais. Texto: Luís Geirinhas | Fotos: Luís Geirinhas e Everything is New

Partilhe este artigo no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *