“Estoril Classics” levou centenas de pessoas a Cascais

Durante a década de 60, os concursos dedicados aos modelos mais recentes do mundo automóvel, passarem a dar ênfase aos veículos antigos e foi nesse momento que surgiu o “Estoril Classics”, evento que levou centenas de pessoas ao concelho de Cascais durante o último fim-de-semana, numa das reuniões mais aguardadas pelos colecionadores e público em geral.

Desde essa altura e em particular nos últimos 50 anos, este tipo de concursos sofreu algumas alterações, tendo deixado de valorizar tanto o restaura e passado a apostar na preservação das peças originais dos veículos. Sejam considerados antigos ou clássico, o júri de cada evento passou desta forma a ter em conta este aspeto por ser “essencial” e manter as características de origem de cada automóvel.
O Concurso de Elegância encerrou este domingo o “Estoril Classics”, numa semana dedicada aos veículos Clássicos, com a organização já a pensar nas edições futuras.



“Gostava muito que o Estoril e Cascais estivessem no mapa dos clássicos”, afirmou o ex-piloto de todo o terreno Duarte Nobre Guedes, em entrevista ao município de Cascais. Ele que deseja que o evento passe a “estar no mapa internacional e ter uma marca consolidada nos clássicos de Estoril e Cascais”. O também presidente da Associação de Turismo de Cascais destaca a “longa relação entre Cascais e os automóveis”, numa história que já conta com quase um século.
Refira-se que os concursos de elegância começaram como competições para carros de cavalos. Quando se iniciou a transição para o automóvel, nos anos 20 e 30, manteve-se a tradição de eleger os “mais elegantes”, sendo que este ano o “Best of the Show” do Concurso de Elegância ACP foi atribuído a um Mercedes Benz 320A do ano de 1937. Para além do vencedor, destaque ainda para o Prémio Preservação e Restauro, atribuido a um Bugatti 43A de 1929, e para o Prémio António Barros, entregue ao “carismático” carro Citroen dos Bombeiros de Cacilhas, na margem sul do Tejo. Foto: C.M.Cascais

Partilhe este artigo no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *