Museu da Vila reabre este sábado em Cascais

Localizado no edifício da Câmara Municipal de Cascais, o Museu da Vila reabre ao público na manhã deste sábado, dia 26, pelas 11 horas, com um espaço renovado e alargado de exposição e com mais funcionalidades interativas para os visitantes.

De acordo com o município, o início da visita vai contar com “o rei D. Carlos que logo à entrada, num quadro de viva voz, dá as boas vindas aos visitantes que vão iniciar um percurso que os levará a conhecer a história da Vila e do concelho de Cascais desde o Neolítico à atualidade”. Com recurso a soluções multimédia, os visitantes poderão navegar pela história de Cascais a seu gosto, fotografando-se em 1900 e ouvindo num rádio dos anos 30, alguns dos maiores êxitos da música (inter)nacional, cuja história se relaciona com Cascais ou utilizando painéis interativos para descobrir a realidade do concelho durante a II Guerra Mundial.



Entre outras novidades do renovado museu, está ainda a possibilidade de poder assistir a muitos filmes com história, cedidos pelo Arquivo Nacional de Imagens em Movimento e pelo Arquivo da RTP. Depois de terem passado pela Sala dos Presidentes, os visitantes “mergulharão numa experiência imersiva para conhecer os esforços que Cascais tem vindo a desenvolver para se transformar numa cidade inteligente”, destaca a autarquia. Neste Museu até a loja é histórica, com a área de venda a ser, na verdade, uma #antiga mercearia de meados do século XX, que foi restaurada para voltar a ganhar função”. Estes e outros factos e momentos da história da Vila e do concelho prometem “surpreender” todos os visitantes, como as Cetárias Romanas de Cascais, tanques de uma unidade de produção e transformação de preparados piscícolas.

Partilhe este artigo no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *