3º Festival COGITO este sábado no Taguspark

A 3ª edição do FESTIVAL COGITO – Ideias que Transformam, dedicado à partilha e discussão de ideias transformadoras, vai ter lugar no próximo sábado, dia 16, no Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark, numa organização da Câmara de Oeiras em parceria com aquele parque empresarial, conduzido e apresentado pelos humoristas Eduardo Madeira e Manuel Marques.

O Festival apresentará um programa de 17 comunicações e ideias inovadoras, que propõe através de quatro painéis principais (pessoas, cidades, tecnologias e ciência, problematizar processos de transformação e mobilizar os cidadãos para a construção de uma visão de desenvolvimento sustentado do futuro. Entre os temas a tratar, destacam-se as abordagens à arte, dança, criatividade, saúde, empreendedorismo, geografia dos transportes e mobilidade, urbanismo, arquitetura, tecnologias, inteligência artificial e ciência.



A programação terá início pelas 9h30 com ideias que transformam as pessoas. O Rehumanismo, o regresso das drogas psicadélicas, a biodanza e uma nova solução para quem quer ser empreendedor, serão os temas do painel pessoas. Há uma preocupação comum. Desenvolvimento pessoal, aprender a lidar com os medos e a ultrapassar obstáculos. Depois do intervalo, o painel cidades olhará para um futuro em permanente mudança. O Hub Criativo do Beato, a mobilidade, a participação e o urbanismo vão todos numa direção e no futuro estamos condenados a viver na cidade, pelo que importa “tornar a cidade mais humana e com mais qualidade de vida”.



Depois do almoço, o programa prosseguirá com o painel tecnologias, onde será discutida a importância do planeamento de futuro, o impacte da Inteligência Artificial e a abordagem de dois casos relevantes da indústria nacional. A Bee2Fire mostrará os seus planos para um melhor combate aos incêndios e a BITalino apresentará uma solução que promete revolucionar o diagnóstico médico.
O encontro termina pelas 17 horas, mas antes, lugar para o painel Hall of FameLAB, em que cinco comunicadores de ciência vão abordar outros tantos temas científicos transformadores.
O FESTIVAL COGITO é um evento que “pretende promover a disseminação de ideias que vão mudar a vida quotidiana e melhorar o futuro próximo”. Mais do que passar conhecimento, o objetivo passa por “estimular aprendizagens, novo conhecimento e novas ideias transformadoras”. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição em https://www.cogito.pt/festival/. O Festival proporciona ainda um serviço kids, para crianças dos 6 aos 15 anos de idade. Foto: Youtube

Partilhe este artigo no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *