“A Casa de Bernarda Alba” estreia amanhã em Oeiras

“A Casa de Bernarda Alba”, uma das obras mais emblemáticas de Garcia Lorca, estreia esta quarta-feira, às 21h30, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, onde estará em cena até 21 de dezembro.

Filomena Gonçalves, Estrela Novais, Isabel Leitão, Ana Catarina Afonso, Catarina Mago, Diana Marquês Guerra, Helena Veloso, Rita Cleto e Sara Gonçalves fazem parte do elenco desta peça que ficará em cena até 21 de dezembro, de quarta-feira a sábado, às 21:30 e ao domingo às 16 horas, com direção de Celso Cleto.



Esta “tragédia“ foi a sua última obra de teatro, escrita cerca de dois meses antes do seu fuzilamento e está integrada numa trilogia de obras como Yerma e Bodas de Sangue. Assente nas suas memórias de infância, quando Lorca viveu em casa do seu pai, na pequena aldeia de Fuente Vaqueros (perto de Granada), onde o poeta nasceu a 5 de junho de 1898, a história faz um retrato social e político da época.

Bernarda Alba, viúva e mãe de cinco filhas, vive encerrada na sua casa num profundo luto, tentando defendê-las de tudo e de todos, incutindo-lhes as regras e os valores que aprendera em casa do seu pai e de seu avô, onde o radicalismo religioso é a base para uma tragédia anunciada.



A obra, classificada como “violenta como são todos os radicalismos religiosos”, apesar de ter sido terminada por Lorca em 19 de junho de 1936, apenas foi representada pela primeira vez na cidade de Buenos Aires, na Argentina, em 1945. Lorca seria fuzilado a 18 de agosto de 1936 em Granada. Foto: C.M.Oeiras

Partilhe este artigo no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *