Palácio do Egipto recebe mostra de António Casimiro

O Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras, recebe a exposição “Janelas com Vista para Lá”, do artista plástico António Casimiro, entre 9 de novembro a 4 de janeiro, com a curadoria de Maria Conceição Roberto.

A mostra panorâmica através dos olhos e dos sentidos do artista plástico contemporâneo, presenteia os visitantes com quase duas dezenas de novos trabalhos da sua fase de abstratos, onde “o negro se funde no branco e o branco toma contornos de negro, remetendo para uma paleta de sombras e penumbras que oferecem uma nova visão e uma outra imagem, quando observados, como que, através de janelas”.
Evocando Picasso “Pintar é libertar-se, e isso é o essencial”, esta é uma exposição que pretende sair da sua zona de conforto de há décadas, a cenografia, e se libertar do traço e do espaço cénico e se exprimir para além dele, numa “vertigem de simplicidade e sofisticação que o rigor das sensações e a mistura das cores lhe proporcionam”.



“A esperança, o futuro, as memórias, os sonhos, as perdas, as alegrias, os caminhos, os objetivos, as marcas e o passado, são-nos dados a descobrir por nós próprios, como se o mundo se abrisse à nossa frente e pudesse ser observado com os olhos, através de grandes janelas, mas refletindo em cada um de nós, a alma individual de quem observa”, destaca a organização da mostra. Cada obra “será assim o espelho de nós mesmos”.

60 anos de vida artística
“O sonho de cada um de nós é a visão que queremos ter desse mesmo momento, em lugares diferentes, cheiros incomuns, lembranças perdidas ou a futuros incógnitos, dependendo sempre de quem olha, como vê, quando o faz ou o que sente”, explica uma nota enviada à imprensa.
Patente até 4 de janeiro de 2020, a exposição agrega também algumas outras obras do autor, que servem como marca ou padrão de referência do seu percurso nas artes plásticas, desde a cenografia ao desenho, passando pelo figurinismo e a pintura, num percurso de mais de 60 anos de vida artística.
De acrescentar que, atualmente, António Casimiro é membro da APOIARTE – Casa do Artista e integra a direção da Sociedade Portuguesa de Autores. Foto: C.M.Oeiras

Partilhe este artigo no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *