Mostra de Arte Pública até 22 de fevereiro em Oeiras

A frente ribeirinha, o jardim municipal e o centro histórico da vila de Oeiras são palco de uma exposição de arte pública, intitulada “ATRAVESSAR I arte memória e lugar” até ao próximo dia 22 de fevereiro, numa mostra promovida pela câmara municipal e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, no contexto da Licenciatura de Escultura dos anos 2017/18 e 2018/19.

Inaugurado a 24 de novembro deste ano, o evento pretende demonstrar que “intervir artisticamente no espaço público implica pensar, questionar, problematizar o espaço do cotidiano como lugar, num processo de resinificação de memórias e significados que convocam a um novo olhar e a uma recepção ativa por parte do público”. Partindo de referências da paisagem e estabelecendo diálogo/confronto com os vários elementos que a compõem, a mostra “deu origem a um processo de investigação, reinterpretação e criação artística enquadrados no âmbito do programada acadêmico da licenciatura de escultura”.



Num incentivo à produção artística contemporânea, na sua relação com o território e com o património, esta exposição propõe ao visitante “um circuito que o levará a Atravessar o território, e os referenciais de tempo e memória que integram a sua identidade”. Refira-se que esta parceria teve inicio em 2004 e que este ano, pela primeira vez envolve para além do departamento de escultura, o departamento de design, num esforço conjunto para uma nova leitura do território de Oeiras. Foto: C.M.Oeiras

Partilhe este artigo no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *